PROJETOS

CEJU Itinerante

O CEJU Itinerante consiste em um projeto que presta serviços jurídicos às comunidades carentes do município de Belo Horizonte. Esse projeto procura incluir, não apenas levando os atendimentos jurídicos, mas também, trabalha a questão da mobilidade, por entender que as pessoas, por vezes, não encontram seus direitos também por uma impossibilidade de locomoção. O CEJU Itinerante alarga o conceito de cidadania e de cidade. Aquele, pelo fato de construir nos alunos e professores que participam uma subjetividade com fundamento de alteridade, percebendo que seu trabalho profissional tem sentido desde que seja com objetivo no outro, de outro lado, a cidade torna-se mais democratizada, pois quando vamos até as pessoas otimizando o acesso à justiça, levamos a elas aquilo que é imprescindível ao humano com dignidade. A título de ilustração o projeto já atendeu comunidades como Havaí e Morro das Pedras e atualmente realizamos em parceria com o CRAS da Prefeitura de Belo Horizonte atendimento permanente à comunidade Ventosa. Cabe registrar, que nesse período de pandemia o CEJU Itinerante vem continuamente funcionando, sendo realizados atendimentos de assistência judiciária à comunidade Ventosa através do sistema online. Precisamente, os constituintes utilizam internet do Centro de Referência de Assistência Social para as consultas jurídicas e, ato contínuo, sendo necessário e não sendo possível a solução extrajudicial, são aviadas ações judiciais. 

Situação problema 

Acesso ao Poder Judiciário pelas comunidades carentes. 

Propósito 

O CEJU Itinerante é um projeto que desloca a IES para as comunidades, tornando-as, em uma via de mão dupla, mais humanas, o conhecimento torna-se real, e as comunidades tornam-se locais de aprendizado e maior acesso à dignidade. Somado a isso, o projeto é instrumento permanente de capacitação dos extensionistas e demais alunos do curso de Direito do Centro Universitário Newton Paiva para ao exercício da advocacia.   

Público foco 

Comunidades carentes e extensionistas e demais alunos do curso de Direito. 

Entrega 

  • Levar às comunidades menos favorecidas assistência judiciaria gratuita bem como esclarecimentos acerca dos direitos dos cidadãos. 
  • Permitir que os extensionistas e alunos do curso de Direito, com a supervisão de professores orientadores do CEJU realizem atendimentos jurídicos nas comunidades carentes. 
  • Capacitação do discente do curso de Direito par ao mercado de trabalho. 


JUSTIFICATIVA 

O projeto é instrumento permanente de formação do advogado em consonância com a responsabilidade social do exercício da advocacia função essencial à realização da justiça conforme ditames constitucionais. 


Professor coordenador do CEJU Ronaldo Braga
ceju@newtonpaiva.br
Telefone: 31-3516-270

Downloads